Mediação e curadoria:
Gabriela Vescovi
“Samuel Beckett: Primeiras pinceladas” foi pensado para quem tem pouco contato com a literatura em questão. Passaremos pela vida de Beckett, suas principais publicações e alguns textos selecionados, conversando sobre as influências exemplo) e os artistas que ele influenciou (leremos Hilda Hilst e Plínio Marcos). Também exploraremos suas conexões com filosofia, artes visuais, psicologia e psicanálise.
Data: 3/10 | 17/10 | 24/10 | 31/10
Horário: das 17h às 18:30h
Valor: R$480,00
Pagamento via pix ou transferência bancária na Livraria Candeeiro
Apresentação:
"Samuel Beckett: Primeiras pinceladas” tem como objetivo apresentar a obra do autor irlandês Samuel Beckett para leitores que tiveram pouco ou nenhum contato com a literatura em questão. Pretende-se apresentar a vida do artista e suas principais realizações, além de auxiliar na leitura de alguns textos mais difíceis e discutir questões inerentes à interpretação da obra. Serão apresentadas as principais influências do autor (Dante, Joyce, Proust e Descartes, por exemplo) e os artistas que ele influenciou (Hilda Hilst e Plínio Marcos, por exemplo), bem como artistas comparados a Beckett, na literatura e em outras formas de arte. Questões filosóficas, de estética e de crítica e história literária também serão abordadas.
Sobre a mediadora:
Gabriela Ghizzi Vescovi é graduada em Letras e Mestra em Teoria e História Literária pela UNICAMP; atualmente cursa doutorado na mesma instituição, especializando-se na obra de Samuel Beckett; também tem pós-graduação em Tradução do Inglês pela Estácio. Além de pesquisadora, trabalha como professora, revisora e tradutora de literatura, tendo traduzido Poesia Completa, de Samuel Beckett (parceria com Marcos Siscar), Eu sou Memória, de Jumoke Verissimo, Águas Secretas, de Eva Gore-Booth, e outros poetas (publicações em revistas). No momento, trabalha para traduzir ao português brasileiro uma série de textos em prosa escritos na década de 1960 por Samuel Beckett.
Ementa do curso:
Samuel Beckett (1906-1989) foi um escritor irlandês que publicou textos em inglês, francês e alemão ao longo do século XX. Atuou também como tradutor e ficou conhecido por se autotraduzir (vertendo a própria obra do Inglês ao Francês e vice-versa). Beckett publicou poemas, romances, peças de teatro, peças para televisão e peças para rádio, além de textos híbridos e sem gênero definido. Ganhou notoriedade como escritor na década de 1950, principalmente com Esperando Godot, tendo ficado conhecido por sua associação ao “teatro do absurdo” e ao existencialismo, apesar de hoje haver diversas outras interpretações da obra. O “último modernista”, ou “pós-modernista” para alguns, recebeu o Prêmio Nobel em 1969, e suas peças são traduzidas e encenadas mundo afora até hoje.
AULA 1: A vida de Beckett e a construção de uma poética própria
Obra a ser discutida: Poesia Completa, de Samuel Beckett;
Leitura sugerida: poemas “Horoscóputa”,
Outros autores a serem mencionados: James Joyce (Ulysses) e Dante Alighieri (A Divina Comédia);
AULA 2: A estética do empobrecimento e a questão do absurdo
Obras a serem discutidas: Esperando Godot e Malone Morre*, de Samuel Beckett;
Outros autores a serem mencionados: Martin Esslin, Jean-Paul Sartre e Theodor Adorno (teoria);
*OBSERVAÇÃO: sugere-se a leitura antecipada de Malone Morre, que é o livro mais longo a ser discutido no curso.
AULA 3: Ressonâncias beckettianas
Obras a serem discutidas: “As aves da noite”, de Hilda Hilst (in: Teatro Completo - Volume 1, de Hilda Hilst) e “Dois perdidos numa noite suja”, de Plínio Marcos (in: Plínio Marcos - Coleção Melhor Teatro, de Plínio Marcos);
Outros autores a serem mencionados: Franz Kafka e Albert Camus;
AULA 4: Radicalização da arte
Obras a serem discutidas: Film (disponível no youtube, o link será enviado por e-mail), “Passos” (in: Vozes Femininas: Não Eu, Passos, Cadência) e Quad (disponível no youtube, o link será enviado por e-mail), de Samuel Beckett;
Outros autores a serem mencionados: retomada dos principais pensadores, artistas e escritores trabalhados nas demais aulas.
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