top of page
Foto do escritorLivraria Candeeiro

Laboratório de Ficção Contemporânea

Atualizado: 16 de ago.




Mediação e curadoria:

Marcos Vinícius Almeida


Fique por dentro das questões mais interessantes da literatura contemporânea e conheça livros expressivos dos dia de hoje, com uma leitura mediada por um especialista no assunto em 4 encontros independetes, escolha aqueles que tem sua cara!


Data: 4 encontros independentes nos dias 27/08 | 24/09 | 29/10 | 26/11

Horário: das 17:30h às 18:45h


Valor: R$100,00 por encontro

Pagamento via pix ou transferência bancária na Livraria Candeeiro




 

Apresentação:

A leitura, como todo gesto da linguagem, realiza-se no encontro. O objetivo do Laboratório de Ficção Contemporânea é promover encontros afetuosos para refletir e trocar impressões sobre a produção literária recentíssima: suas questões mais instigantes, objetos de investigação e soluções formais. 

O laboratório será dividido em quatro ciclos temáticos.


Sobre o mediador: 

Marcos Vinícius Almeida é escritor, redator,  jornalista e mestre em Literatura e Crítica Literária (PUCSP), com bolsa FAPESP. Possui trabalhos publicados em revistas e jornais, como o caderno Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, Suplemento Literário de Minas Gerais, Revista Cult, ÉPOCA. Foi um dos laureados no III Prêmio UFES de Literatura, em 2015, na categoria antologia e no I Prêmio UFES de Literatura, em 2010, na categoria contos. É autor do romance Pesadelo Tropical (Aboio, 2023). Cursou a Oficina de Escrita do Assis Brasil em 2010. É mineiro, e vive em Campinas desde 2024.


@mvalmeida.7 




 

Ementa do curso: 


CICLO TEMÁTICO: ESCRITAS DE SI 

DESCOBERTAS DA VIDA E DA MORTE


Longe de ser um modismo, a investigação de si através da escrita tem um longa tradição. Este ciclo temático é um convite a refletir sobre as estreitas relações entre escrita e luto, com duas vozes representativas da contemporaneidade. 

Édouard Louis - Quem Matou Meu Pai: Uma jornada dolorosa e corajosa em busca de respostas sobre a morte de um pai, revelando as marcas da violência e da desigualdade social.

Hanne Ørstavik - ti amo: Um mergulho profundo nas nuances do amor, da paixão à perda, explorando a intensidade e a fragilidade dos laços afetivos.

Descubra como a vida, a morte a escrita se entrelaçam, transformando nossas experiências e moldando quem somos. 


CICLO TEMÁTICO: NARRATIVAS DA CATÁSTROFE 

Em um mundo devastado, onde os últimos vestígios de humanidade desaparecem junto com a luz do próprio sol, um pai e seu filho caminham por uma paisagem desolada, lutando pela sobrevivência em um cenário pós-apocalíptico. 

Nesse ciclo temático, vamos debater o premiado romance A Estrada, de Cormac McCarthy. A obra torna-se cada vez mais atual diante da iminente catástrofe climática. Uma experiência literária visceral e inesquecível, que questiona os limites da humanidade e celebra a resiliência do espírito humano diante da adversidade.


CICLO TEMÁTICO: FORMAS PROFANAS

A linguagem é um corpo mutável, em constante transformação. Neste ciclo, exploraremos como a literatura contemporânea subverte as formas tradicionais de narrar, expandindo os limites da linguagem e da experiência humana.

Maggie Nelson - Argonautas: Uma jornada autobiográfica que transcende as fronteiras do gênero e da sexualidade, questionando as normas sociais e celebrando a fluidez da identidade.


CICLO TEMÁTICO: LABIRINTOS LITERÁRIOS 

A memória é um labirinto de histórias e identidades, onde o passado se entrelaça com o presente. Neste ciclo, investigaremos como a literatura contemporânea explora a complexidade da memória, revelando suas múltiplas camadas e seus silêncios. Um romance celebra a literatura e a criação artística, explorando temas como exílio e confronto entre a África e o Ocidente.

Mohamed Mbougar Sarr - A Mais Recôndita Memória dos Homens: Um romance épico que atravessa continentes e gerações, desvendando os segredos do passado colonial e as feridas da história. O enredo gira em torno de Diégane Latyr Faye, um jovem escritor senegalês que descobre um livro mítico publicado em 1938: O labirinto do inumano. Fascinado, ele inicia uma busca pelo misterioso autor, enfrentando tragédias do colonialismo e do holocausto, enquanto frequenta um grupo de autores africanos radicados em Paris. 



Bibliografia

(10% de desconto nas compras dos livros na Candeeiro)

27/08

  • Quem matou meu pai | Autor: Édouard Louis | Editora: Todavia

  • Ti amo | Autora: Hanne Ørstavik | Tradutor: Camilo Gomide | Editora: Aboio 24/09

  • A estrada | Autor: Cormac McCarthy | Editora: Alfaguara 29/10

  • Argonautas | Autora: Maggie Nelson | Editora: Autêntica 26/11

  • A mais recôndita memória dos homens | Autores: Mohamed Mbougar e Diogo Cardoso | Editora Fósforo




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page